Icon Lupa Icon Menu
Início
icon seta icon seta icon
Mensagem do Cardeal Patriarca de Lisboa aos catequistas
Imagem do artigo

Mensagem do Cardeal Patriarca de Lisboa aos catequistas

Palavras do Senhor Patriarca, D. Manuel Clemente, dirigidas aos catequistas por ocasião do 90º aniversário do Secretariado Diocesano da Catequese de Lisboa

Aos/às catequistas do Patriarcado de Lisboa,

É com toda a estima que vos dirijo estas palavras no 90º aniversário da catequese diocesana organizada. Certamente, há muito que se dava catequese, nas famílias e nas paróquias, mas um organismo diocesano que generalizasse, sistematizasse e acompanhasse o ato catequético, comunidade a comunidade, começou então e foi alastrando pouco a pouco.

Evoco com memória agradecida quem levou por diante a iniciativa e a fez ainda mais indispensável para todos. Foi uma generosidade imensa que se desdobrou da cidade para o campo, das grandes para as mais pequenas paróquias e numa altura em que grande parte da população não sabia ler e os próprios suportes escritos eram poucos. Não foi por acaso que muita catequese era dada pelas "professoras de instrução primária", ligando escolaridade e catequese.

Como sabemos, só nos anos cinquenta apareceram os catecismos nacionais, naqueles quatro volumes que eu também segui na minha infância e ainda hoje recordo com saudade e convicção. Hoje as possibilidades são outras e a tecnologia disponível é imensa. Mas creio bem que o essencial e mais marcante continua idêntico. Refiro-me à qualidade humana e cristã de quem "dá" catequese, com disponibilidade, atenção e verdadeira estima por aqueles a quem se dirige. Assim aconteceu com o próprio Jesus, de quem os Evangelhos guardam certamente a palavra, mas integrada no todo da sua figura tão inolvidável e marcante.

Isto mesmo verifico e agradeço em tantos/as catequistas de hoje em dia e por isso os saúdo com muita amizade e gratidão!

+ Manuel Clemente

02 de fevereiro de 2022


© 2023 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.
Patriarcado Simbolo